
LOJA KORUI
Local: Vila Madalena, São Paulo
Projeto: 2019/2020
Obra: 2020/2021
Área total: 195 m2
Arquitetura: Ana Guedelha + Nathalia Favaro (Vitrô Arquitetura)
Resgatar a escala do pedestre e reestabelecer o diálogo com a rua nortearam o projeto de reforma do imóvel que abrigaria a primeira loja da marca Korui e também o restaurante Camélia Òdòdó, da apresentadora Bela Gil.
O imóvel escolhido foi uma casa de esquina, localizada na Vila Madalena, em São Paulo. Os principais desafios encontrados na concepção do projeto foram o declive acentuado ao longo de toda a fachada principal, a falta de integração entre o imóvel e a rua, a pouca entrada de luz natural e a existência de desníveis internos.
O projeto buscou reverter essa situação mantendo a estrutura original da antiga casa.
O projeto foi pensado a partir de uma grande escadaria - respeitando o declive natural da rua - que permite o acesso ao imóvel por diversos trechos, assume a função de uma arquibancada sombreada e cria a sensação de alargamento da calçada.
A Korui é uma marca brasileira que oferece soluções menstruais saudáveis, sustentáveis e veganas, como coletores menstruais, absorventes reutilizáveis e calcinhas absorventes.
A Korui apresenta alternativas que ressignificam a relação das pessoas com a natureza e o próprio corpo, além de manter práticas e projetos sustentáveis em todas as suas operações, como o projeto Dona do Meu Fluxo.
Em meio à planta livre da loja, um bloco central existente serve de apoio à parede de exposição de produtos e abriga o programa mais funcional composto por banheiro, estoque e caixa. De um lado do imóvel foram dispostos o salão, a cozinha, o café e o estoque do Camélia, enquanto a extremidade oposta concentra a área de vendas da Korui.
Para tornar o espaço acessível e permitir melhor fluidez na circulação foram eliminados os desníveis internos. Ao mesmo tempo que essa solução integrou os espaços e permitiu aumento da área útil do imóvel, o deck externo elevou-se ainda mais em relação à rua. Para reduzir esse impacto e tornar o caminhar mais agradável para quem passa pela calçada, foi proposto um grande jardim sob a nova passarela de acesso.
A partir da abertura de novos vãos, buscamos o resgate da luz natural e a conexão com o entorno, aumentando a sensação de amplitude no espaço.
A escolha de materiais e cores partiu dos elementos já existentes no imóvel como o piso e forro de madeira, as paredes em tijolo de barro, e o concreto aparente, somados à paleta de cores da marca Korui, que incluía uma variação de tons quentes e terrosos. A mesma paleta se estendeu para o restaurante de modo a contribuir para a integração visual dos espaços.
Parte dos resíduos gerados na demolição foram reutilizados na própria obra. O deck externo foi feito com madeira proveniente da demolição e parte dos resíduos fizeram parte da composição do banco externo e totem de exposição.
O nivelamento do deck existente criou uma extensão do espaço na área externa. Tirou-se partido da árvore existente que sombreia a área para a criação de um grande banco em concreto, um jardim de plantas alimentícias não convencionais - PANCs, e uma entrada direta para a loja.
Parceiros / Fornecedores
Arquitetura: Ana Guedelha + Nathalia Favaro (Vitrô Arquitetura)
Colaboradoras ARQ: Mayra Bianconi / Ana Luiza Gambardella / Stefanni Matos
Obra: Pentágono Engenharia
Paisagismo: Teco Paisiagismo
Consultoria Varejo Korui: Fabio Andreoni
Consultoria Cozinha: SOS Cozinha + ProjNutri
Equipamentos Cozinha: Alfatec
Marmoraria: GS Mármores e Granitos
Revestimentos: Rochbeton + Cerâmica São Luís
Itens mobiliário e decoração: Westwing
Serralheria: Humberto Presotto
Iluminação: Reka e Trust
Cenografia: Mataamp + Divaldo
Comunicação Visual: Revestbras + Filipe Grimaldi + Julia Bueno
Marcenaria: Casa Brasileira
Almofadas: Tricô Decor
Utensílios: Casa Cobre
Louças e Metais: Deca
Fotografia: Maura Mello / Ana Helena Lima
Drone: Andre Luiz
Vídeo: Denis da Rosa
Vidraçaria: Esquema Vidros
Ação Gastronômica: Mariana Fragoso